Ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho é a área principal do ecrã que é apresentada depois de ligar o computador e iniciar sessão no Windows. Tal como a superfície de uma secretária, o ambiente de trabalho serve como superfície para o seu trabalho. Quando abrir programas ou pastas, estes serão apresentados no ambiente de trabalho. Também pode colocar itens no ambiente de trabalho, tal como ficheiros e pastas, e dispô-los do modo que pretender.
Por vezes, o ambiente de trabalho é definido num âmbito mais vasto, incluindo a barra de tarefas e a Barra Lateral do Windows. A barra de tarefas encontra-se localizada na parte inferior do ecrã. A barra de tarefas mostra os programas em execução e permite-lhe alternar entre estes. A barra de tarefas também contém o botão Iniciar Imagem do botão Iniciar , que pode utilizar para aceder a programas, pastas e definições do computador. Na parte lateral do ecrã, a Barra Lateral contém pequenos programas, chamados mini-aplicações.
Imagem do ambiente de trabalho, da barra de tarefas e da Barra Lateral
O ambiente, a barra de tarefas e a Barra Lateral

 

Onde está o meu ambiente de trabalho?

Visto que os programas são executados no ambiente de trabalho, este está muitas vezes parcial ou totalmente oculto. Mas o ambiente de trabalho continua lá, por baixo de tudo. Para ver a totalidade do ambiente de trabalho sem fechar quaisquer programas janelas abertos, clique no botão Mostrar o Ambiente de TrabalhoImagem do botão Mostrar o Ambiente de Trabalho na barra de tarefas. O ambiente de trabalho é revelado. Clique no ícone novamente para restaurar todas as janelas tal como estavam anteriormente.

Trabalhar com os ícones do ambiente de trabalho

Os ícones são pequenas imagens que representam ficheiros, pastas, programas e outros itens. Quando inicia o Windows pela primeira vez, verá pelo menos um ícone no ambiente de trabalho: a Reciclagem (mais detalhes em seguida). O fabricante do computador poderá ter adicionado outros ícones ao ambiente de trabalho. Em seguida encontram-se alguns exemplos de ícones do ambiente de trabalho.

Imagem de alguns ícones do ambiente de trabalho
Exemplos de ícones do ambiente de trabalho

Fazer duplo clique num ícone do ambiente de trabalho inicia ou abre o item que este representa. Por exemplo, fazer duplo clique no ícone do Internet Explorer inicia o Internet Explorer.

Adicionar e remover ícones do ambiente de trabalho

Pode seleccionar os ícones apresentados no ambiente de trabalho adicionando ou removendo ícones. Alguns utilizadores preferem um ambiente de trabalho limpo com poucos ícones ou até mesmo sem quaisquer ícones. Outros colocam dezenas de ícones no ambiente de trabalho, para acederem rapidamente a programas, ficheiros e pastas frequentemente utilizados.
Se pretender aceder facilmente aos ficheiros ou programas favoritos a partir do ambiente de trabalho, crie atalhos para estes. Um atalho é um ícone que representa uma ligação para um item, em vez do item propriamente dito. Quando faz duplo clique num atalho, o item é aberto. Se eliminar um atalho, só remove o atalho; o item original permanece inalterado. Os atalhos são identificados pela seta existente no respectivo ícone.

Imagem de um ícone de pasta e de um ícone de atalho
Um ícone de pasta (à esquerda) e um ícone de atalho (à direita)

Para adicionar um atalho ao ambiente de trabalho

  1. Localize o item para o qual pretende criar um atalho.
  2. Clique com o botão direito do rato no item, clique em Enviar para e, em seguida, clique em Ambiente de Trabalho (criar atalho). O ícone do atalho é apresentado no ambiente de trabalho.

Para adicionar ou remover ícones comuns do ambiente de trabalho

Os ícones comuns do ambiente de trabalho incluem o Computador, a pasta pessoal, a Rede, a Reciclagem, o Internet Explorer e o Painel de Controlo.
  1. Clique com o botão direito do rato numa área vazia do ambiente de trabalho e, em seguida, clique em Personalizar.
  2. No painel da esquerda, clique em Alterar ícones do ambiente de trabalho.
  3. Em Alterar ícones do ambiente de trabalho, seleccione a caixa de verificação relativa a cada ícone que pretende adicionar ao ambiente de trabalho ou desmarque a caixa de verificação relativa a cada item que pretende remover e, em seguida, clique em OK.

Para mover um ficheiro de uma pasta para o ambiente de trabalho

  1. Abra a pasta que contém o ficheiro.
  2. Arraste o ficheiro para o ambiente de trabalho.

Para remover um ícone do ambiente de trabalho

  • Clique com o botão direito do rato no ícone e, em seguida, clique em Eliminar. Se o ícone for um atalho, só é removido o atalho; o item original não é eliminado.

Mover ícones

O Windows empilha os ícones em colunas do lado esquerdo do ambiente de trabalho. Mas não é obrigado a utilizar esta disposição. Pode mover um ícone arrastando-o para um novo local no ambiente de trabalho.
Também pode fazer com que o Windows disponha automaticamente os ícones. Clique com o botão direito do rato numa área vazia do ambiente de trabalho, clique em Ver e, em seguida, clique em Dispor Automaticamente. O Windows empilha os ícones no canto superior esquerdo e bloqueia-os nessa posição. Para desbloquear os ícones para os mover novamente, clique em Dispor Automaticamente de novo, desmarcando a caixa de verificação existente junto da opção.
Nota

Nota

Por predefinição, o Windows espaça os ícones de modo igual numa grelha invisível. Para colocar os ícones mais perto ou com maior precisão, desactive a grelha. Clique com o botão direito do rato numa área vazia do ambiente de trabalho, clique em Ver e, em seguida, clique em Dispor em Grelha para desmarcar a caixa de verificação. Repita estes passos para voltar a activar a grelha.

Seleccionar vários ícones

Para mover ou eliminar vários ícones simultaneamente, tem de os seleccionar todos. Clique numa área vazia do ambiente de trabalho e arraste o rato. Rodeie os ícones que pretende seleccionar com o rectângulo apresentado. Em seguida, liberte o botão do rato. Agora pode arrastar os ícones em grupo ou eliminá-los.

Imagem de vários ícones do ambiente de trabalho seleccionados
Seleccione vários ícones arrastando um rectângulo em seu redor

Ocultar ícones no ambiente de trabalho

Se pretende ocultar temporariamente todos os ícones do ambiente de trabalho sem os remover, clique com o botão direito do rato numa área vazia do ambiente de trabalho, clique em Ver e, em seguida, clique em Mostrar Ícones no Ambiente de Trabalho para limpar a marca de verificação dessa opção. Agora não são apresentados quaisquer ícones no ambiente de trabalho. Poderá voltar a ver os ícones clicando em Mostrar Ícones no Ambiente de Trabalho novamente.


A Reciclagem

Quando elimina um ficheiro ou pasta, ele não é eliminado imediatamente — vai primeiro para a Reciclagem. Isso é positivo, porque se mudar de ideias e decidir que afinal precisa de um ficheiro que eliminou, poderá recuperá-lo.
Imagem que compara a Reciclagem quando está vazia e quando está cheia
A Reciclagem quando está vazia (esquerda) e quando está cheia (direita)
Se tiver a certeza de que não voltará a precisar dos itens eliminados, poderá esvaziar a Reciclagem. Tal procedimento eliminará permanentemente os itens e recuperará o espaço em disco que ocupavam.


Seleccionar um fundo do ambiente de trabalho

Um dos modos mais fáceis de personalizar o computador é alterar o fundo do ambiente de trabalho, também chamado padrão de fundo. Pode seleccionar um dos fundos fornecidos com o Windows, escolher uma imagem digital da sua colecção ou utilizar uma cor sólida. Poderá ainda encontrar imagens concebidas para utilização como fundo do ambiente de trabalho na Internet.

Imagem de alguns fundos do ambiente de trabalho fornecidos com o Windows
Exemplos de fundos do ambiente de trabalho fornecidos com o Windows

Sem comentários:

Enviar um comentário