Trabalhar com janelas

Sempre que abre um programa, ficheiro ou pasta, este é apresentado no ecrã numa caixa ou moldura chamada janela (é daí que o sistema operativoWindows obtém o seu nome). Visto que as janelas estão presentes em todo o lado no Windows, é importante que saiba como as pode mover, alterar o respectivo tamanho ou apenas fazê-las desaparecer.

Componentes de uma janela

Apesar do conteúdo de cada janela ser diferente, todas as janelas partilham alguns aspectos em comum. Para começar, as janelas são sempre apresentadas no ambiente de trabalho, a área de trabalho principal do ecrã. Para além disso, a maior parte das janelas partilham os mesmos componentes básicos:

Imagem de uma janela do Bloco de Notas com os vários componentes assinaladosComponentes de uma janela típica
 
  • Barra de título. Apresenta o nome do documento e programa (ou o nome da pasta, se estiver a trabalhar numa pasta).
  • Botões Minimizar, Maximizar e Fechar. Estes botões ocultam a janela, aumentam-na de modo a preencher o ecrã completo ou fecham-na, respectivamente (poderá obter mais detalhes sobre estes botões em seguida).
  • Barra de menus. Contém itens nos quais pode clicar para seleccionar opções num programa.
  • Barra de deslocamento. Permite-lhe deslocar o conteúdo da janela para visualizar informações que estão actualmente fora do alcance visual.
  • Limites e cantos. Pode arrastar estes itens com o ponteiro do rato para alterar o tamanho da janela.
Outras janelas poderão ter botões, caixas ou barras adicionais. No entanto, estas janelas também terão estes componentes básicos.
 
 

Mover uma janela

Para mover uma janela, aponte para a respectiva barra de título com o ponteiro do rato Imagem do ponteiro do rato . Em seguida, arraste a janela para a localização pretendida. (Arrastar significa apontar para um item, premir o botão do rato, mover o item com o ponteiro e, em seguida, soltar o botão do rato.)
 
 

Alterar o tamanho de uma janela

  • Para fazer com que uma janela ocupe a totalidade do ecrã, clique no respectivo botão MaximizarImagem do botão Maximizar ou faça duplo clique na barra de título da janela.
  • Para repor o tamanho anterior de uma janela maximizada, clique no respectivo botão RestaurarImagem do botão Restaurar (este botão é apresentado em vez do botão Maximizar). Alternativamente, faça duplo clique na barra de título da janela.
  • Para redimensionar uma janela (torná-la maior ou mais pequena), aponte para qualquer limite ou canto da janela. Quando o ponteiro do rato mudar para uma seta de duas pontas (consulte a imagem abaixo), arraste o limite ou canto para encolher ou aumentar a janela.

    Imagem de limites da janela com ponteiros de redimensionamentoArraste o limite ou canto de uma janela para a redimensionar

    Não é possível redimensionar uma janela maximizada. Tem de restaurar primeiro o tamanho anterior.
Nota

Nota

Apesar de ser possível maximizar e redimensionar a maior parte das janelas, existem algumas que têm um tamanho fixo, tal como as caixas de diálogo.
 
 

Ocultar uma janela

A acção de ocultar uma janela é denominada minimizar. Se pretende afastar temporariamente uma janela sem a fechar, minimize-a.
Para minimizar uma janela, clique no respectivo botão MinimizarImagem do botão Minimizar. A janela desaparece do ambiente de trabalho e fica visível apenas sob a forma de um botão na barra de tarefas, a longa barra horizontal existente na parte inferior do ecrã.
 
Imagem do botão Calculadora na barra de tarefas 
Botão da barra de tarefas
Para fazer com que uma janela minimizada seja novamente apresentada no ambiente de trabalho, clique no respectivo botão na barra de tarefas. A janela é apresentada exactamente tal como estava antes de ser minimizada. 

Fechar uma janela

Fechar uma janela remove-a do ambiente de trabalho e da barra de tarefas. Quando tiver terminado de utilizar um programa ou documento e não necessitar de o voltar a utilizar brevemente, feche-o.
Para fechar uma janela, clique no respectivo botão FecharImagem do botão Fechar.
 
Nota

Nota

Se fechar um documento sem guardar as alterações efectuadas, é apresentada uma mensagem que lhe dá a opção de guardar as alterações.
 
 

Alternar entre janelas

Se abrir mais de um programa ou documento, o ambiente de trabalho pode ficar rapidamente cheio de janelas. Nem sempre é fácil controlar as janelas abertas, visto que algumas podem tapar parcial ou totalmente outras.
Utilizar a barra de tarefas. A barra de tarefas permite organizar todas as janelas. Cada janela tem um botão correspondente na barra de tarefas. Para mudar para outra janela, basta clicar no respectivo botão na barra de tarefas. A janela é apresentada em frente de todas as outras janelas, passando a ser a janela activa (aquela em que está actualmente a trabalhar).

Imagem mostrando a Calculadora em frente do Minesweeper, com o botão da Calculadora na barra de tarefas premidoClicar no botão Calculadora na barra de tarefas coloca a respectiva janela em primeiro plano
 
Para identificar facilmente uma janela, aponte para o respectivo botão na barra de tarefas. É apresentada uma pequena imagem, chamada miniatura, que mostra uma versão miniaturizada da janela. Esta pré-visualização é especialmente útil se não conseguir identificar uma janela apenas pelo respectivo título.

Imagem de um botão da barra de tarefas com pré-visualização da janela Aponte para um botão na barra de tarefas para ver uma pré-visualização da janela
 
Se a barra de tarefas ficar demasiado ocupada com botões, os botões relativos ao mesmo programa serão agrupados num só botão, conforme ilustrado na imagem abaixo. Clique no botão para ver um menu dos itens existentes no grupo e, em seguida, seleccione um item para o tornar a janela activa.

Imagem mostrando três ficheiros agrupados num botão da barra de tarefasTrês janelas do Paint agrupadas num botão da barra de tarefas
 
Utilizar ALT+TAB. Pode passar para a janela anterior premindo ALT+TAB ou percorrer todas as janelas abertas e o ambiente de trabalho mantendo premida a tecla ALT e premindo repetidamente a tecla TAB. Liberte a tecla ALT para mostrar a janela seleccionada.

Imagem das pré-visualizações apresentadas quando prime ALT+TABAlternar entre janelas com ALT+TAB
 
Utilizar o Windows Flip 3D. O Windows Flip 3D dispõe as janelas numa pilha tridimensional que pode percorrer rapidamente. Para utilizar o Flip 3D:
  1. Mantenha premida a tecla de logótipo do WindowsImagem da tecla de logótipo do Windows e prima a tecla TAB para abrir o Flip 3D.
  2. Mantendo premida a tecla de logótipo do Windows, prima a tecla TAB repetidamente ou utilize a roda do rato para percorrer as janelas abertas. Também pode premir as teclas de SETA PARA A DIREITA ou SETA PARA BAIXO para avançar uma janela ou premir as teclas de SETA PARA A ESQUERDA ou SETA PARA CIMA para recuar uma janela.
  3. Liberte a tecla de logótipo do Windows para visualizar a janela que estiver em cima da pilha. Alternativamente, clique em qualquer parte de qualquer janela na pilha para visualizar essa janela.
Imagem das janelas na vista do Flip 3DAlternar entre janelas com o Flip 3D
 
Nota

Nota

As pré-visualizações do Flip 3D e da janela da barra de tarefas não funcionarão, a menos que o seu computador esteja a executar o Windows Aero, a experiência visual avançada do Windows Vista. O Aero não está disponível no Windows Vista  Starter nem no Windows Vista  Home Basic. 

Sugestão

Sugestão

Também pode abrir o Flip 3D clicando no botão Alternar entre janelasImagem do botão Alternar entre janelas na barra de tarefas. Em seguida, clique numa janela da pilha para a visualizar, ou clique fora da pilha para fechar o Flip 3D sem alternar entre janelas.
 

Dispor janelas automaticamente

Agora que sabe como mover e redimensionar janelas, pode dispô-las como pretender no ambiente de trabalho. Também pode fazer com que o Windows as disponha automaticamente num de três modos: em cascata, em pilha vertical ou lado a lado.

Imagem de janelas dispostas em cascata, pilha vertical e padrão lado a ladoJanelas dispostas em cascata (à esquerda), em pilha vertical (ao centro) ou num padrão lado a lado (à direita)
 
Para seleccionar uma destas opções, clique com o botão direito do rato numa área vazia da barra de tarefas e, em seguida, clique em Janelas em Cascata, Mostrar Janelas Empilhadas ou Mostrar Janelas Lado a Lado.
 
 

Caixas de diálogo

Uma caixa de diálogo é um tipo especial de janela que lhe coloca uma pergunta, permite seleccionar opções para efectuar uma tarefa ou fornece informações. Irá ver caixas de diálogo frequentemente quando um programa ou o Windows necessitar de uma resposta sua para continuar.

Imagem de uma caixa de diálogoCaixa de diálogo
 
Contrariamente às janelas regulares, não é possível maximizar, minimizar ou redimensionar a maior parte das caixas de diálogo. No entanto, estas podem ser movidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário