O Microsoft Excel ou o OpenOffice são programas que pertencem à categoria designada por Folhas de Cálculo que permitem inserir, organizar e analisar informação. O utilizador pode guardar, manipular, calcular e analisar dados tais como números, texto e fórmulas. Pode colocar um gráfico directamente na folha de cálculo e ainda outros elementos gráficos tais como linhas, rectângulos, caixas de texto entre outros. Pode também ordenar procurar e organizar dados numéricos e/ou alfanuméricos. As Folhas de Cálculo permitem ainda automatizar todo o trabalho de modo a efectuar cálculos e tarefas específicas.
Uma folha de cálculo é essencialmente uma área de trabalho na qual temos a possibilidade de realizar cálculos.
Funcionalidades básicas:
Iniciar o Excel
Para iniciar o Excel:
- Clique sobre Iniciar;
- Seleccione a opção Programas;
- Seleccione a opção Microsoft Excel.
Criar um livro novo
Um documento em Excel é designado por “livro”, no qual podemos incluir e excluir folhas de trabalho.
Para criar um livro:
- Seleccione o menu Ficheiro;
- Seleccione opção Novo.
Cada livro aberto surge, por defeito, com o nome de “Livro1”, “Livro2”, etc. O número de folhas é, normalmente, três. No entanto, este número pode ser alterado.
Abrir um ficheiro existente
Para abrir um livro já existente:
Inserir uma folha de cálculo
Para inserir uma folha de cálculo:
Para renomear uma folha de cálculo:
Eliminar uma folha de cálculo
Para eliminar uma folha de cálculo:
Atenção: As folhas eliminadas não podem ser recuperadas.
Copiar uma folha dentro de um livro
Não é possível utilizar os comandos Cortar, Copiar e Colar para mover ou copiar folhas. Para copiar uma folha de cálculo dentro de um livro:
Copiar ou mover uma folha para outro livro
Abrir um ficheiro existente
Para abrir um livro já existente:
- Seleccione o menu Ficheiro;
- Seleccione opção Abrir.
Inserir uma folha de cálculo
Para inserir uma folha de cálculo:
- Seleccione o menu Inserir;
- Seleccione opção Folha de cálculo.
Para renomear uma folha de cálculo:
- Coloque o cursor sobre o separador da folha de cálculo que pretende mudar o nome;
- Prima o botão do lado direito do rato e, no menu de acesso rápido, seleccione a opção Mudar o nome;
- Digite o nome pretendido e, em seguida, prima a tecla Enter ou clique sobre a folha de cálculo.
Eliminar uma folha de cálculo
Para eliminar uma folha de cálculo:
- Coloque o cursor sobre o separador da folha de cálculo que pretende eliminar;
- Prima o botão do lado direito do rato e, no menu de acesso rápido, seleccione a opção Eliminar.
Atenção: As folhas eliminadas não podem ser recuperadas.
Copiar uma folha dentro de um livro
Não é possível utilizar os comandos Cortar, Copiar e Colar para mover ou copiar folhas. Para copiar uma folha de cálculo dentro de um livro:
- Clique sobre o separador da folha de cálculo que pretende copiar;
- Prima a tecla Ctrl e, sem largar, arraste o cursor do rato até à posição para a qual pretende efectuar a cópia.
Copiar ou mover uma folha para outro livro
Para copiar uma folha de cálculo para outro livro:
- Coloque o cursor sobre a folha de cálculo que pretende copiar;
- Prima o botão do lado direito do rato e, no menu de acesso rápido, seleccione a opção Mover ou Copiar;
- Seleccione o livro de destino;
- Escolha o local onde deseja colocar a folha;
- Seleccione Criar uma cópia clicando sobre o quadro à esquerda (só se pretender copiar a folha de cálculo);
- Clique sobre OK para efectuar a cópia ou sobre Cancelar para abandonar a operação.
Nota: É também possível copiar uma folha de cálculo para um novo livro. Para tal, clique sobre botão da caixa de selecção Livro de destino e seleccione a opção (novo livro). A opção Criar uma cópia também deve ser seleccionada.
As folhas copiadas dentro do mesmo livro são renomeadas automaticamente.
Para mover uma folha de cálculo dentro de um livro:
- Clique sobre o separador da folha de cálculo que pretende mover;
- Arraste o separador da folha seleccionada, pela linha de separadores, até ao local pretendido – um triângulo preto indica o local onde a folha será colocada.
Nota: Podemos mover várias folhas simultaneamente. Para tal, prima a tecla Ctrl e clique sobre as folhas que pretende mover. Em seguida, liberte a tecla Ctrl e arraste o rato até à posição em que pretende colocar as folhas.
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