Pesquisar na Internet

   As pesquisas na Internet não são tão fáceis quanto parecem. Frequentemente, quem pesquisa na internet é confrontado com uma vontade súbita em desligar imediatamente o computador quando não consegue encontrar aquilo que procura. Quem pesquisa na internet deve, em primeiro lugar, estar consciente que não existem receitas milagrosas para ser bem sucedido na pesquisa.

   A primeira regra a respeitar por quem pesquisa na internet é não desesperar. Qualquer pesquisa mistura um pouco de treino com uma grande dose de sorte. Na internet este princípio é ainda mais verdadeiro.
   A Internet contém uma vasta quantidade de informação que abrange uma enorme variedade de assuntos. Hospeda catálogos de bibliotecas, artigos, notícias, relatórios, multimédia, informação de referência, informação institucional e opiniões pessoais.
   A informação é criada a partir de diferentes fontes incluindo instituições académicas, agências de governo, organizações profissionais, informação comercial e de pessoas.
   Parte da informação encontrada na Internet pode estar organizada em directórios que classificam a informação em categorias ou em arquivos com uma forma estruturada.


Concepção da pesquisa:

    Na internet, mais do que em qualquer outro suporte, a pesquisa tem de ser devidamente concebida e planeada. A sorte necessária para se encontrar aquilo que realmente se pretende depende da capacidade em se definir claramente aquilo que se procura. Conceber e planear a pesquisa obriga a ter respostas claras para as seguintes perguntas:
  • Qual a informação pretendida (endereços URL, endereços de correio electrónico, software)?
  • Que palavras-chave podem conduzir a essa informação?
   Deve notar-se que as opções oferecidas por alguns motores de busca, que permitem limitar a língua e a região a pesquisar, acabam por ser irrelevantes, pois os documentos listados são sempre os mais relevantes em termos da equação de pesquisa.


Selecção das ferramentas de pesquisa:

    Cada tipo de pesquisa exige uma ferramenta adequada (motor de busca).

   O que são Motores de Busca?

   Os motores de busca utilizam software conhecido como ''aranhas'' ou "robots" que percorrem "toda" a Internet em busca da informação (documentos ou endereços de páginas web) que se pretende. Os dados são recolhidos para o index dos motores de busca, que cria uma base de dados com essa informação. A forma como a informação é indexada depende de cada motor de busca, podendo ser feita por palavras, títulos, URL's ou por directorias. Assim, sempre que se introduz uma palavra ou um conjunto de palavras que se pretende pesquisar, as bases de dados são percorridas em busca de documentos ou sites que lhe correspondam. O resultado da busca é dado em hyperlinks, podendo clicar-se em cada uma das entradas para aceder à informação.
  Para quem pesquisa na internet, os nomes dos motores de busca mais conhecidos (Google, Yahoo, AltaVista - ou, em Portugal, o Sapo, o Aeiou, o Cusco ou o Clix) tornaram-se instrumentos de pesquisa incontornáveis. Estes são alguns dos inúmeros motores de busca que ajudam a pesquisar informação na internet. O êxito de qualquer pesquisa passa por tomar conhecimento que os motores de busca não funcionam todos da mesma maneira.


Metodologia da pesquisa:

   Uma pesquisa na internet exige paciência, flexibilidade e prudência. Paciência porque é quase impossível dispor de tempo para explorar todos os resultados listados na sequência de uma pesquisa, ou porque a ligação à internet pode ser lenta e levar ao desespero. Flexibilidade porque é necessário conjugar e articular várias ferramentas para se encontrar a  informação pertinente. Prudência porque quando se encontra a informação pertinente é necessário tomar medidas que garantam o seu acesso nos dias seguintes. Uma dessas medidas é inserir o endereço encontrado na lista dos Favoritos (bookmarks). Ainda que o ficheiro dos Favoritos cresça de forma assustadora é sempre preferível tentar encontrar lá o endereço ou a informação do que ter de os procurar de novo em toda a internet (onde a informação é indexada regularmente e onde o número de páginas se eleva aos milhões). A medida mais prudente é gravar o ficheiro ou a(s) página(s) em disco.


Sem comentários:

Enviar um comentário