Barra de tarefas

A barra de tarefas é a barra horizontal longa existente na parte inferior do ecrã. Contrariamente ao ambiente de trabalho, que pode ficar tapado por janelas, a barra de tarefas está praticamente sempre visível. A barra de tarefas tem quatro secções principais:
  • O botão Iniciar Imagem do botão Iniciar, que abre o menu Iniciar.
  • A barra de ferramentas Iniciação Rápida, que lhe permite iniciar programas com um clique.
  • A secção intermédia, que apresenta os programas e documentos abertos e permite alternar rapidamente entre estes.
  • A área de notificação, que inclui um relógio e ícones (imagens pequenas) que comunicam o estado de determinados programas e definições do computador.
Imagem do ambiente de trabalho, barra de tarefas e Barra Lateral do Windows
A barra de tarefas encontra-se localizada na parte inferior do ecrã

É provável que utilize mais a secção intermédia da barra de tarefas, pelo que iremos abordá-la primeiro.

Controlar as janelas

Se abrir mais de um programa ou documento de cada vez, pode começar a acumular rapidamente janelas no ambiente de trabalho. Visto que as janelas podem tapar-se umas às outras ou ocupar a totalidade do ecrã, poderá ser difícil ver as janelas que estão por baixo ou lembrar-se das janelas que já abriu.
É neste aspecto que a barra de tarefas se torna útil. Sempre que abrir um programa, pasta ou documento, o Windows cria um botão correspondente a esse item na barra de tarefas. O botão mostra o ícone e o nome do item. Na imagem abaixo, existem dois programas abertos (a Calculadora e o Minesweeper), cada um com um botão próprio na barra de tarefas.

Imagem a mostrar a Calculadora e o Minesweeper no ambiente de trabalho e os botões correspondentes da barra de tarefas
Cada programa tem um botão próprio na barra de tarefas

Repare como o botão do Minesweeper parece premido na barra de tarefas. Isto indica que o Minesweeper é a janela activa, ou seja, que está em frente de todas as outras janelas abertas e está preparado para interagir com o utilizador.
Para mudar para outra janela, clique no respectivo botão na barra de tarefas. No nosso exemplo, clicar no botão da Calculadora na barra de tarefas coloca a respectiva janela à frente:

Imagem a mostrar a Calculadora em frente do Minesweeper, com o botão da barra de tarefas da Calculadora premido
Clique no botão de uma janela na barra de tarefas para mudar para essa janela

Clicar nos botões da barra de tarefas é um dos vários métodos para alternar entre janelas.


Minimizar e restaurar janelas

Quando uma janela está activa (o respectivo botão na barra de tarefas aparece premido), clicar no respectivo botão na barra de tarefas minimiza a janela. Isto significa que a janela desaparece do ambiente de trabalho. Minimizar uma janela não a fecha nem elimina o respectivo conteúdo, limita-se a removê-la temporariamente do ambiente de trabalho.
Na imagem abaixo, a Calculadora foi minimizada, mas não foi fechada. Pode ver que ainda está em execução porque tem um botão na barra de tarefas.

Imagem a mostrar a Calculadora minimizada na barra de tarefas
Minimizar a Calculadora mantém apenas o respectivo botão na barra de tarefas visível

Também pode minimizar uma janela clicando no botão Minimizar, localizado no canto superior direito da janela:

Imagem a mostrar o ponteiro do rato a apontar para o botão Minimizar de uma janela
Botão minimizar (à esquerda)

Para restaurar uma janela minimizada (fazer com que esta apareça novamente no ambiente de trabalho), clique no respectivo botão na barra de tarefas.


Como a barra de tarefas agrupa itens semelhantes

À medida que abrir mais janelas, irá ver que a largura dos botões existentes na barra de tarefas diminui para criar espaço para os novos botões. No entanto, se a barra de tarefas ficar com demasiados botões, os botões relativos ao mesmo programa serão agrupados num só botão.
Para ver como isto funciona, suponha que tem três imagens do Paint abertas no ambiente de trabalho. Se a barra de tarefas tiver espaço suficiente, apresenta as três janelas do Paint como botões separados:

Imagem da barra de tarefas a mostrar três botões separados
Três janelas do Paint apresentadas como botões separados na barra de tarefas

No entanto, se tiver muitos programas e documentos abertos, a barra de tarefas agrupa estes três botões num só botão que mostra o nome do grupo (Paint) e o número de itens no grupo (3). Clicar no botão apresenta um menu que lista os ficheiros existentes no grupo:

Imagem a mostrar três ficheiros agrupados num botão da barra de tarefas
Três janelas do Paint agrupadas num botão da barra de tarefas

Clicar num dos itens no menu activa a respectiva janela, tornando-a visível.

Sugestão

Sugestão

Para fechar todos os itens do grupo, clique com o botão direito do rato no botão do grupo na barra de tarefas e, em seguida, clique em Fechar Grupo.

Ver pré-visualizações das janelas abertas

Quando mover o ponteiro do rato para um botão na barra de tarefas, é apresentada uma pequena imagem que mostra uma versão miniaturizada da janela correspondente. Esta pré-visualização, também chamada miniatura, é especialmente útil se não conseguir identificar uma janela apenas pelo respectivo título. Se uma das janelas estiver a reproduzir um vídeo ou animação, essa reprodução será apresentada na pré-visualização.

Imagem do ponteiro do rato num botão da barra de tarefas, com uma pré-visualização da janela
Apontar para o botão de uma janela na barra de tarefas apresenta uma pré-visualização da janela

Quando apontar para um botão agrupado irá ver uma pilha de pré-visualizações, mas apenas a de cima estará visível.
Nota

Nota

As pré-visualizações da janela da barra de tarefas não funcionarão, a menos que o seu computador esteja a executar o Windows Aero, a experiência visual avançada do Windows Vista. O Aero não está disponível no Windows Vista  Starter nem no Windows Vista  Home Basic.


A barra de ferramentas Iniciação Rápida

A barra de ferramentas Iniciação Rápida encontra-se imediatamente à direita do botão Iniciar. Como o nome implica, esta barra de ferramentas permite-lhe iniciar programas com um só clique. Por exemplo, clique no ícone do Internet Explorer para iniciar o Internet Explorer.

Imagem da barra de ferramentas Iniciação Rápida
A barra de ferramentas Iniciação Rápida encontra-se à direita do botão Iniciar

Pode personalizar a barra de ferramentas Iniciação Rápida adicionando-lhe os seus programas favoritos. Localize o programa no menu Iniciar, clique nele com o botão direito do rato e, em seguida, clique em Adicionar a Iniciação Rápida. (Se não visualizar esta opção, também poderá arrastar o ícone do programa para a barra de ferramentas Iniciação Rápida.) O ícone do programa aparece agora na barra de ferramentas. Para remover um ícone da barra de ferramentas Iniciação Rápida, clique com o botão direito do rato nele, clique em Eliminar e, em seguida, clique em Sim.
Por predefinição, a barra de ferramentas Iniciação Rápida também contém dois botões especiais. Clique no botão Mostrar o Ambiente de Trabalho para ocultar temporariamente todas as janelas abertas e mostrar o ambiente de trabalho; clique novamente no botão para voltar a mostrar todas as janelas. Clique no botão Alternar entre janelas para alternar entre as janelas abertas utilizando o Windows Flip 3D.


Notas

Notas

  • Se não visualizar os ícones que adicionou à barra de ferramentas Iniciação Rápida e estes tiverem sido substituídos por divisas duplas , isto significa que os ícones não cabem na barra de ferramentas. Pode clicar nas divisas duplas para aceder aos programas ocultos na barra de ferramentas, mas recomendamos que redimensione a barra de ferramentas para poder continuar a iniciar os programas com um só clique.

    Para redimensionar a barra de ferramentas Iniciação Rápida

    1. Clique com o botão direito do rato numa área vazia da barra de tarefas e, em seguida, clique em Bloquear a Barra de Tarefas para limpar a marca de verificação e desbloquear a barra de tarefas.
    2. Mova a alça de redimensionamento da barra de ferramentas para a direita (consulte a imagem) até visualizar todos os ícones.

    3. Imagem da barra de ferramentas Iniciação Rápida, a mostrar a alça de redimensionamento
      Arraste a alça para redimensionar a barra de ferramentas Iniciação Rápida

  • Se o computador não estiver a executar o Windows Aero e clicar no botão Alternar entre janelas, o Flip 3D não será aberto. Em vez disso, verá a mesma janela que veria se premisse ALT+TAB no teclado.

A área de notificação

A área de notificação, localizada na extremidade direita da barra de tarefas, inclui um relógio e um grupo de ícones. A área de notificação tem o seguinte aspecto:

Imagem da área de notificação da barra de tarefas
A área de notificação da barra de tarefas

Estes ícones comunicam o estado de algo no computador ou fornecem acesso a determinadas definições. O conjunto de ícones apresentado depende dos programas ou serviços instalados e do modo como o fabricante do computador o configurou.
Quando mover o ponteiro para um ícone específico, verá o nome do ícone ou o estado de uma definição. Por exemplo, apontar para o ícone de volume mostra o nível de volume actual do computador. Apontar para o ícone de rede apresenta informações sobre se está ou não ligado a uma rede, a velocidade de ligação e a força do sinal.
Fazer duplo clique num ícone na área de notificação abre normalmente o programa ou definição associado ao ícone. Por exemplo, fazer duplo clique no ícone de volume abre os controlos de volume. Fazer duplo clique no ícone de rede abre o Centro de Rede e Partilha.
Ocasionalmente, um ícone na área de notificação apresenta uma pequena janela de pop-up (chamada notificação) para o informar de algo. Por exemplo, depois de adicionar um novo dispositivo de hardware ao computador, poderá ver o seguinte:

Imagem de uma notificação a mostrar a mensagem "Os dispositivos estão prontos a utilizar"
A área de notificação apresenta uma mensagem após a instalação de novo hardware
Clique no botão FecharImagem de um botão Fechar para uma notificação no canto superior da notificação para a fechar. Se não efectuar qualquer acção, a notificação desaparecerá automaticamente após alguns segundos.
Para reduzir a confusão, o Windows oculta os ícones na área de notificação se estes não forem utilizados durante algum tempo. Se os ícones ficarem ocultos, clique no botão Mostrar ícones escondidos para apresentar temporariamente os ícones ocultos.


Imagem da área de notificação da barra de tarefas, a mostrar o botão Mostrar ícones escondidos
Clique no botão Mostrar ícones escondidos para apresentar todos os ícones existentes na área de notificação

 

Personalizar a barra de tarefas

Existem vários métodos para personalizar a barra de tarefas de acordo com as suas preferências. Por exemplo, pode mover a totalidade da barra de tarefas para a extremidade esquerda, direita ou superior do ecrã. Pode aumentar a barra de tarefas, fazer com que o Windows a oculte automaticamente quando não a estiver a utilizar e adicionar-lhe barras de ferramentas.

Sem comentários:

Enviar um comentário