Ficheiros e pastas

O que são ficheiros e pastas?

Um ficheiro é bastante semelhante a um documento escrito que poderá ser encontrado em qualquer secretária ou armário de arquivo; trata-se de um item que contém um conjunto de informações relacionadas. No computador, os exemplos de ficheiros incluem documentos de texto, folhas de cálculo, imagens digitais e até mesmo músicas. Por exemplo, cada fotografia tirada com uma câmara digital é um ficheiro separado e um CD de música pode conter doze ficheiros de música individuais.
O computador representa os ficheiros com ícones. Observando o ícone de um ficheiro, pode identificar imediatamente o respectivo tipo. Eis alguns ícones de ficheiro comuns:
Imagem de ícones de ficheiro
Pode identificar o tipo de ficheiro representado por um ícone através do respectivo aspecto
Uma pasta é pouco mais do que um contentor onde pode armazenar ficheiros. Se colocar milhares de documentos de papel na secretária de alguém, será praticamente impossível localizar um documento específico quando necessitar dele. É por este motivo que os documentos de papel são frequentemente guardados em pastas, dentro de um armário de arquivo. A organização de ficheiros em grupos lógicos facilita a localização de qualquer ficheiro específico.
As pastas do computador funcionam exactamente do mesmo modo. Este é o aspecto de um ícone de pasta típico:
Imagem de ícones de pasta
Uma pasta vazia (à esquerda); uma pasta com ficheiros (à direita)
Para além de conterem ficheiros, as pastas também podem conter outras pastas. Uma pasta existente dentro de outra pasta é normalmente chamada subpasta. Pode criar um número ilimitado de subpastas e cada uma pode conter um número ilimitado de ficheiros e subpastas adicionais.

Como o Windows organiza os seus ficheiros e pastas

Não necessita de começar a sua organização a partir do zero. O Windows contém uma série de pastas comuns, que poderá utilizar como âncoras para começar a organizar os seus ficheiros. Eis uma lista de algumas das pastas mais comuns onde poderá armazenar ficheiros e pastas:
  • Documentos. Utilize esta pasta para armazenar ficheiros de processamento de texto, folhas de cálculo, apresentações e outros ficheiros de trabalho.
  • Imagens. Utilize esta pasta para armazenar todas as imagens digitais, quer as tenha obtido a partir de uma câmara, scanner ou por correio electrónico.
  • Música. Utilize esta pasta para armazenar todas as músicas digitais, tais como canções que tenha copiado a partir de um CD de áudio ou transferido a partir da Internet.
  • Vídeos. Utilize esta pasta para armazenar vídeos, tais como clips obtidos a partir da câmara digital, câmara de vídeo ou ficheiros de vídeo que tenha transferido a partir da Internet.
  • Transferências. Utilize esta pasta para armazenar ficheiros e programas que tenha transferido a partir da Web.
Pode localizar estas pastas de vários modos. O método mais fácil consiste em abrir a pasta pessoal, que reúne todas as suas pastas comuns num só local. Na realidade, a pasta pessoal não se chama "pessoal"; esta pasta tem o nome do utilizador que iniciou sessão no computador. Para a abrir, clique no botão IniciarImagem do botão Iniciare, em seguida, clique no nome de utilizador existente na parte superior do painel da direita do menu Iniciar.
Imagem do menu Iniciar mostrando a pasta pessoalPode abrir pastas comuns a partir do menu Iniciar
Também poderá encontrar as pastas Documentos, Imagens e Música no menu Iniciar, abaixo da sua pasta pessoal.
Lembre-se de que pode criar subpastas no interior de qualquer uma destas pastas, para o ajudar a organizar melhor os ficheiros. Por exemplo, na pasta Imagens poderá criar subpastas para organizar as fotografias por data, por evento, pelos nomes das pessoas nas fotografias ou por qualquer outro esquema que o ajude a trabalhar mais eficientemente.

Noções sobre os componentes de uma pasta

Quando abre uma pasta no ambiente de trabalho, é apresentada uma janela de pasta. Para além de apresentar o conteúdo da pasta, uma janela de pasta tem vários componentes concebidos para o ajudar a navegar no Windows ou a trabalhar com ficheiros e pastas mais facilmente. Eis uma pasta típica e cada um dos respectivos componentes:
Imagem da pasta DocumentosA pasta Documentos
Componente da pasta Finalidade
Barra Endereço
Utilize a barra Endereço para navegar para outra pasta sem fechar a janela de pasta actual.
Botões Anterior e Seguinte
Utilize os botões Anterior e Seguinte para navegar para outras pastas que já abriu sem fechar a janela actual. Estes botões funcionam em conjunto com a barra Endereço; por exemplo, depois de utilizar a barra Endereço para mudar de pasta, pode utilizar o botão Anterior para regressar à pasta original.
A Caixa de Procura
Escreva uma palavra ou frase na Caixa de Procura para localizar um ficheiro ou subpasta armazenado na pasta actual. A procura começa assim que começar a escrever; por exemplo, se escrever B, todos os ficheiros começados pela letra B serão apresentados na lista de ficheiros da pasta.
Barra de ferramentas
A barra de ferramentas permite-lhe efectuar tarefas comuns, tais como alterar o aspecto dos ficheiros e pastas, copiar ficheiros para um CD ou iniciar uma apresentação de diapositivos com imagens digitais. Os botões da barra de ferramentas mudam para mostrar apenas os comandos úteis. Por exemplo, se clicar num ficheiro de imagem, a barra de ferramentas apresenta botões diferentes do que se clicar num ficheiro de música.
Painel de navegação
Tal como a barra Endereço, o Painel de navegação permite-lhe mudar a vista para outras pastas. A secção Hiperligações favoritas torna mais fácil mudar para uma pasta comum ou iniciar uma procura anteriormente guardada. Se aceder frequentemente à mesma pasta, pode arrastá-la para o painel de navegação para a tornar uma das hiperligações favoritas.
Lista de ficheiros
O conteúdo da pasta actual é apresentado nesta área. Se tiver utilizado a Caixa de Procura para localizar um ficheiro, só são apresentados os ficheiros que correspondam a essa procura.
Títulos de coluna
Utilize os títulos das colunas para alterar o modo como os ficheiros existentes na lista de ficheiros são organizados. Pode ordenar, agrupar ou empilhar os ficheiros na vista actual.
Painel de detalhes
O Painel de detalhes mostra as propriedades mais comuns associadas ao ficheiro seleccionado. As propriedades são informações sobre um ficheiro, tais como o autor, a data da última alteração e quaisquer marcas descritivas que tenha adicionado ao ficheiro.
Painel de pré-visualização
Utilize o Painel de pré-visualização para ver o conteúdo de vários tipos de ficheiro. Por exemplo, se seleccionar uma mensagem de correio electrónico, ficheiro de texto ou imagem, poderá ver o respectivo conteúdo sem ter de abrir o item num programa. Por predefinição, o Painel de pré-visualização não é apresentado na maior parte das pastas. Para o ver, clique no botão Organizar na barra de ferramentas, clique em Esquema e, em seguida, clique em Painel de pré-visualização.

Sem comentários:

Enviar um comentário