Processamento de texto

   O aparecimento dos computadores e, nomeadamente, os processadores de texto, vieram tirar algumas dores de cabeça a quem utilizava a máquina de escrever. E isto porque, além de fazerem o que ela fazia com todas as vantagens, trouxeram consigo um sem número de ferramentas que encantam qualquer entusiasta do design de comunicação.


Vantagens:
  • Permitem escrever sem a preocupação da apresentação final;
  • Estimulam a imaginação e o gosto pela apresentação cuidada;
  • Possibilitam que se escreva com a atenção virada para a comunicação de ideias;
  • A facilidade de escrever pode constituir um incentivo para ler, reler, consultar outros e, melhorar o texto original;
  • Dão a oportunidade de corrigir sem ter que reescrever passagens inteiras;
  • Permitem apagar, inserir, deslocar letras, palavras, parágrafos com extrema facilidade;
  • É possível imprimir e guardar o texto. Voltar a abri-lo mais tarde, modificar o que se queira e, voltar a imprimir com a qualidade de um original;
  • Permitem a criação de documentos tipo facilitando, assim, um trabalho que se podia tornar repetitivo e maçador;
  • Permitem guardar automaticamente o documento em intervalos predeterminados;
  • Possibilitam a realização de índices quer analíticos quer remissivos.


Tipos de Letra:

   Existem vários tipos de letras ou fontes mas, de uma maneira geral, podemos definir apenas dois grupos: Letras com serif e Letras sem serif.
   Chama-se serif às pequenas voltas que as letras possuem no fim das linhas e que parecem juntar as letras umas às outras assegurando, deste modo, uma boa legibilidade.
   Para textos de livros, folhetos, catálogos, etc., deve-se usar letras “serifadas” como o Times, New York ou Bookman. Para cabeçalhos, títulos, etc. letras sem serif como o Arial ou Helvética.

 


Tamanho das Fontes:

   A escolha dos tamanhos das letras depende do tipo de layout que se pretende fazer.
   Para textos de livros, folhetos, catálogos, etc., usa-se, geralmente, tamanhos de 8 a 12 pontos.
   Para cabeçalhos, títulos, etc., pode-se usar tamanhos como 14, 24, 36 pontos.
   Para notas marginais e legendas, tamanhos de 6 a 10.
  • Tamanho da fonte 8 pontos
  • Tamanho da fonte 10 pontos
  • Tamanho da fonte 12 pontos
  • Tamanho da fonte 14 pontos
  • Tamanho da fonte 24 pontos
  • Tamanho da fonte 36 pontos


Estilos:

   Outro aspecto a ter em conta é o estilo da fonte. Os mais comuns são o normal, o itálico, o sublinhado e o bold ou negrito.
   Os estilos impõem velocidades de leitura diferentes, ou seja, prendem mais a atenção do leitor, assim, em primeiro lugar lemos o bold, em segundo o normal e, por último, o itálico. Desta forma, ao aplicarmos estes estilos devemos ter em consideração a importância dos assuntos.




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